Páginas

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Os 50 discos mais importantes (para mim) - 49

Eu cometi um erro. Ao nomear essa série de posts eu botei o título errado. Deveria ser algo como: os 50 discos mais legais, ou mais "cool", algo assim. Porém, é tarde demais e vai ficar assim mesmo. A série de posts vai continuar com o mesmo nome. Para o número 49 eu trago um disco que é extremamente especial para mim.

Disco #49 - Blood Sugar Sex Magik do Red Hot Chili Peppers


Na vida é assim, você não começa com um gosto musical definido. Não se pode exigir que uma criança com conhecimento musical restrito saiba distinguir o que é bom ou não. A criança gosta daquilo que é mais divertido e pronto. Sem levar em conta critério algum.

Todos fomos assim, mas um dia despertamos (ou não) para melhor percepção musical e criamos nosso próprio gosto. Eu posso dizer que esse é o disco que me despertou e, mais importante, me levou a querer descobrir sobre essa coisa misteriosa que é a música.

Foi um encontro ao acaso. Até hoje não sei quais foram as circunstâncias para esse cd estar jogado na mesa da sala, mas ele estava lá. Minha curiosidade de criança ficava perplexa com aquela capa estranha com quatro caras de "língua" de fora. Não conseguia nem identificar direito o nome da banda ou do disco.

No começo me recusei a ouvir aquela coisa estranha, achando que esse disco era de algum amigo de minha mãe que esqueceu lá em casa e ia buscar. Mas esse amigo não apareceu e o cd continuou jogado na mesa da sala. O tempo foi passando, não me lembro quanto tempo resisti, mas minha curiosidade falou mais alto e me fez criar coragem para botar o cd do desconhecido no player.

Isso mudou minha vida. Aquele rock misturado com um rap engraçado me fascinou de uma forma surpreendente. A criança cujo, até então, a banda preferida era Backstreet Boys sofreu uma revolução. Minha banda preferida foi reescolhida e permaneceu no trono por muito tempo.

Esse disco me despertou a curiosidade musical para conhecer, primeiro, o resto dos discos da banda de nome estranho, para depois conhecer outras bandas de todos os tipos. Com certeza, se esse disco não estivesse largado na mesa da minha sala, eu não seria quem sou hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário