Páginas

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Funk Carioca

O Funk já deu muito o que falar em seus poucos anos de existência. Muitas vezes ele é vítima de preconceito e outras vezes é aclamado e adorado. Esse estilo de música se tornou uma parte importante da cultura brasileira ao penetrar nos lares das casas mais abastadas do Brasil e do estrangeiro.

O que acontece é que ainda tem gente que vê o Funk com maus olhos e resiste a enxergar a sua importância. Chovem críticas de que ele não tem qualidade musical e suas letras são horríveis.

Mas se lembrarmos que na favela, de onde geralmente vem os mc's, a maioria não tem educação, não tem incentivo a cultura e não tem saneamento básico, perceberemos que é hipocrisia exigirmos que eles toquem jazz ou música clássica.

Por não conseguir tocar jazz ou música clássica, mais por falta de incentivo do que inaptidão, eles arranjaram outra forma de se expressar. Seja falando da condição da comunidade ou de sexo, eles conseguiram ter uma voz. O funk é a voz de quem mesmo vivendo em condições precárias quer se divertir e ter uma vida melhor.

Para um jovem de classe média, tudo isso pode não significar nada. Mas talvez para quem viva o funk isso tudo signifique a liberdade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário