Páginas

sábado, 14 de fevereiro de 2015

O Ovo da Questão


Já tem algum tempo que faço parte de um grupo no facebook onde são postadas receitas e fotos de comidas veganas. Embora eu diga que faço parte, eu apenas tenho pulado essas fotos e receitas sem me tomar parte significativa de meu tempo. Mas, como volta e meia acontece no facebook, uma postagem específica me chamou atenção, não apenas pelo conteúdo em si, mas também pelas reações que ela gerou.

O post se tratava de uma pessoa relatando um questionamento que ela tinha. Visitando a fazenda do seu tio, ela se depara com uma situação que ela não esperava em galinheiros normais, as galinhas sendo bem-tratadas. Ao vê-las nesse estado perguntava no post se era errado comer seus ovos pois elas iriam pô-los da mesma forma.

As reações foram imediatas! Dizendo como era uma crueldade comer os ovos da galinha e como a pessoa era uma exploradora e como é nojento se alimentar de menstruação de galinha (sem dúvida, o argumento mais surreal). Sem mais nem menos era errado e ponto, não havia espaço para discussão e seguiam linhas e mais linhas de pessoas raivosas dizendo como ela era ignorante e não sabia como as coisas funcionavam.

E foram essas reações que me deixaram perplexo. As pessoas não estavam tentando explicar o porquê comer ovos, independente da forma que as galinhas foram criadas, é errado. Mesmo existindo bons argumentos para provar isso, estavam querendo apenas mostrar como elas estavam certas e a outra estava errada. O simples questionamento gerou uma animosidade que só resultaria em exclusão daquela pessoa.

Ou seja, por apenas refletir sobre seus atos e buscar esclarecimentos ela foi malvista por um
grupinho. Grupinho esse que por entender que suas ações são sempre as mais certas, nega qualquer possibilidade de reflexão. Isso não é raro. O mundo está cheio de um maniqueísmo imbecil onde uma parte se acha dona do saber enquanto a outra é ignorante, manipulada, mal-intencionada. Hoje, busca por esclarecimento é sinônimo de fraqueza e, ai de você, de não concordar com o que eu repito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário